quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Uns Estranhos Fenómenos Naturais III

Aqui estão mais 4 acontecimentos naturais, no mínimo, fora do comum.

- Pedras do Death Valley
Death Valley é um deserto situado nos EUA onde ocorre um dos fenómenos mais estranhos, e completamente inexplicáveis, da natureza. Aqui, existem algumas pedras, todas elas com várias centenas de kg, que se movem misteriosamente ao longo do deserto. Isto seria facilmente explicado pelos fortes ventos que ocorrem naquele lugar e pela sua superfície gelada caso as ditas pedras não andassem lado a lado ou, muitas das vezes, em ritmos e direcções diferentes. Além disso, todos os cálculos físicos efectuados até ao presente dia não apoiam essa teoria, muito pelo contrário: não chegam a conclusão nenhuma. Até hoje, um completo mistério...


- Colunas de basalto
Este é um fenómeno de origem vulcânica que ocorre com o arrefecimento de um fluxo de lava espessa, formando uma malha geométrica com uma notável regularidade.
Um dos famosos exemplos deste acontecimento é o Giant's Causeway, na costa da irlanda, embora o maior e mais conhecido seja o Devil's Tower no Wyoming, EUA.


- Buracos Azuis
Os buracos azuis são gigantes elevações subaquáticas, que formam enormes "buracos" no meio do oceano, que receberam este nome pela tonalidade de azul que apresentam quando visto de cima. Normalmente possuem centenas de metros de profundidade e têm um ambiente desfavorável à vida marinha, já que a circulação da água no local é deficiente. Mas, curiosamente, foram encontrados nas profundezas de alguns destes buracos restos de fósseis preservados.


- Maré Vermelha
As Marés Vermelhas são formadas pelo súbito aumento do fluxo de algas de cor única, que podem converter uma parte da água numa cor vermelha sangue.
Embora fenómenos desta natureza sejam relativamente inofensivos, alguns podem ser mortais, causando a morte de peixes, aves e mamíferos marinhos. Em alguns casos, até os seres humanos podem ser afectados, embora a exposição humana não seja conhecida por ser fatal.

1 comentários:

Teresa disse...

*_*

Enviar um comentário