quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Uns Estranhos Fenómenos Naturais II

O post de hoje é a continuação de um pequeno projecto começado no final do ano passado, a rúbrica "Uns Estranhos Fenómenos Naturais". Esta é a parte 2, mais estão para vir...

- Pororoca: a onda mais longa da Terra
A pororoca é um fenómeno natural que acontece apenas duas vezes por ano, entre Fevereiro e Março, causado pelo encontro de correntes do rio Amazonas e do Oceano Atlântico. Com a subida das marés, o mar invade a foz do rio podendo formar ondas com dezenas de metros de largura e até 5 metros de altura, com velocidades a rondarem os 50 km/h.
O nome "Pororoca" vem de um idioma local chamado Tupi e significa "grande barulho", pois a onda pode ser ouvida até 30 minutos antes da sua chegada. A onda é tambe extremamente ponderosa, sendo capaz de destruir qualquer coisa que se atravesse a sua frente, inclusive árvores ou casas.
Em 99, a onda torna-se famosa devido a um campeonato anual de surf que ocorre em São Domingos do Capim. Nesse mesmo campeonato, em 2003, bateu-se o record da maior distância surfada: 12,5km em 37 minutos!


- O Sol negro da Dinamarca
Durante a Primavera dinamarquesa, aproximadamente uma hora e meia antes do pôr-do-sol, enormes bandos de estorninhos chegam de todos os lados criando formações como as da imagem a baixo. Este fenómeno é conhecido como O Sol Negro da Dinamarca e pode ser testemunhado mo inicio da Primavera ao longo das planícies da Dinamarca ocidental, de Março até meados de Abril.


- Aurora Boreal
A Aurora Boreal é talvez o fenómeno natural mais famoso e espectacular de todos. É um fenómeno óptico composto de um brilho observado nos céus nocturnos em regiões próximas a zonas polares, que ocorre graças ao impacto de partículas de vento solar no campo magnético terrestre. Ocorre, normalmente, de Setembro a Outubro e de Março a Abril.
No hemisfério norte, é conhecida como Aurora Boreal, nome dado por Galileu Galilei em homenagem à deusa romana do amanhecer Aurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos do norte. Já no hemisfério sul, é chamada de Aurora Austral, baptizada por James Cook.
Júpiter, Saturno, Marte e Nénus também têm auroras como as terrestres.


- Pamukkale
O Pamukkale, em português Castelo de Algodão, situado na cidade turca de Denizli, é um conjunto de piscinas termais de origem calcária que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água, que desce em cascata pela colina. A formação do Pamukkale deve-se aos locais térmicos quentes por baixo do monte que provocam o derrame de carbonato de cálcio, que mais tarde solidifica transformando-se em mármore travertino.
Foi declarado património mundial da UNESCO em 1988.

1 comentários:

Teresa disse...

Podemos tomar banho no Pammukale?:')
Beijo*

Enviar um comentário