A ciência explica o conceito de fenómeno natural como a oscilação no comportamento dos elemntos físicos da Terra, ou seja, sempre que existir uma mudança no comportamento "padrão" observado na àgua, massa continental e ambiental, atmosfera, etc. há a possibilidade de ocorrer o popularmente chamado fenómeno.
Seguimos, então, com parte da lista do incríveis fenómenos que eu escolhi para vocês:
- A Tempestade perpétua da Venezuela
Este é um fenómeno metereológico singular, caracterizado por ser uma série continuada de relampagos em nuvens de grande desenvolvimento vertical que formam arcos voltaicos entre 2 e 10km de altura. Situada na foz do rio Catatumbo, no lago Maracaibo, a tempestade, quase permanente, ocorre, aproximadamente, 160 noites por ano, 10 horas por noite e 280 vezes por hora. Com 1.176.000 descargas eléctricas por ano e uma intensidade de cerca de 400 mil ampéres, é visivel até 400km de distância.
- A Chuva de peixes das Honduras
A chuva de peixes das Honduras é outro fenómeno metereológico extraórdinário que acontece na cidade de Yoro. Consiste numa chuva de peixes que acontece anualmente, entre os meses de Maio e Julho, há mais de um século, segundo os habitantes.
Testemunhas dizem que começa com nuvens escuras e densas seguidas de trovões e relampagos, ventos fortes e uma chuva intensa que dura entre 2 a 3 horas. Uma vez que a chuva cessa, as pessoas encontram centenas de peixes de água doce, ainda vivos, no chão da cidade que depois são recolhidos e grelhados para ser feito o, também anual, Festival da Chuva de Peixes.
Até ao momento não existem provas que possam explicar este facto.
- As Cabras Trepadeiras de Marrocos
As cabras são animais conhecidos por treparem até lugares íngremes e escarpados, mas apenas as de Marrocos sobem árvores. No entanto, a explicação é bem simples: elas adoram a fruta de Argan, que se parece com uma azeitona e que cresce únicamente em determinadas árvores deste país. Os criadores destas cabras incentivam-nas a trepar as árvores e a comer o fruto, pois este não serve para o consumo humano e as cabras não conseguem digerir o seu caroço, que acaba por ser excretado e apanhado pelos criadores para fazer o caríssimo azeite de Argan e alguns cosméticos de rejuvenescimento da pele.
- Chuva Vermelha de Kerala
Entre 25 de Julho e 23 de Setembro de 2001 caíram , esporadicamente, chuvas de cor avermelhada, que manchavam as roupas com um tom semelhante ao do sangue humano, no estado indiano de Kerala. Houve relatos de chuvas de outras cores no mesmo local, como amarela, verde e preta, no entanto, era a vermelha que era mais frequente.
De inicio suspeitou-se que as estranhas chuvas eram causadas por uma explosão de um meteorito que tinha ocorrido junto das nuvens, mas um estudo feito pelo próprio governo da Índia comprovou que as chuvas tinham sido coloridas pela evaporação dos gazes de uma alga local.
0 comentários:
Enviar um comentário